Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
06-07-2017
IAPMEI promove energia solar junto das empresas

O IAPMEI tem vindo a colaborar num grupo de trabalho nacional integrado no projeto STAGE-STE, que tem como objetivo o alinhamento nos vários países europeus dos programas de I&D na área da energia solar térmica de concentração (CST).


Esta tecnologia assume cada vez maior relevância para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da melhoria da sua eficiência energética. 

Adicionalmente, o IAPMEI, em colaboração com o LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, está também a promover esta tecnologia junto do tecido empresarial. Os objetivos são, não só demonstrar os benefícios da sua aplicação nas empresas, enquanto fonte de energia renovável capaz de satisfazer as necessidades energéticas (eletricidade, calor e frio) das empresas de uma forma eficiente, limpa e económica, mas também divulgar o potencial para a participação das empresas nacionais na cadeia de valor deste setor.

Pretende-se, desta forma, levar ao conhecimento do maior número de PME do setor industrial, comércio e serviços, zonas empresariais e parques, e empreendimentos turísticos, que individual ou coletivamente, possam ver neste projeto uma janela de potencial oportunidade de investimento nestas tecnologias de ponta, de enorme potencial económico, sendo já uma realidade de benefício ambiental.



Projeto STAGE-STE

Portugal participa através do LNEG, IST-ID, Universidade de Évora e INESC-ID no projeto europeu STAGE-STE, que tem como objetivo consolidar a cooperação europeia na área da energia solar térmica de concentração (CST), promovendo a excelência no desenvolvimento de tecnologias CST. Estas tecnologias permitem produzir calor de processo a médias e altas temperaturas, frio e eletricidade, de fonte renovável e a custos de mercado que se pretende venham a ser reduzidos no futuro próximo.

A investigação e desenvolvimento nesta área em Portugal tem estado a cargo destas instituições, já com resultados visíveis. No Norte do país está já em funcionamento um sistema solar de concentração para produção de calor para uma indústria e, na Universidade de Évora, está em fase de finalização uma instalação experimental com concentradores solares.



Para mais informação consulte o site do projeto STAGE-STE.
 

Última atualização
06-07-2017
Avalie este conteúdo
Última atualização
06-07-2017
Avalie este conteúdo