
Os resultados da consulta serão analisados e elaborados pela Comissão Europeia que trabalhará com o Grupo Europeu de Peritos em Semicondutores a fim de propor a melhor abordagem para o mecanismo de monitorização, que incluirá a identificação de potenciais indicadores de alerta precoce adequados para antecipar futuras falhas na cadeia de fornecimento de semicondutores e prevenir futuras crises.
Os semicondutores são essenciais para o funcionamento da nossa economia e sociedade. Ao longo dos anos, a União Europeia tem assistido a perturbações sem precedentes no seu abastecimento que implicaram sérios atrasos e efeitos negativos em setores económicos importantes, incluindo atrasos na reparação e manutenção de produtos essenciais para setores críticos.
Em resposta a esta problemática, a 8 de fevereiro de 2022, a Comissão Europeia publicou uma recomendação com efeito imediato para permitir a monitorização rápida e coordenada da cadeia de valor dos semicondutores europeus, centrando-se nos riscos que podem perturbar, comprometer ou afetar negativamente o seu fornecimento. Este controlo pretende preparar e permitir o mecanismo permanente de monitorização desta cadeia, proposto ao abrigo da Lei dos Chips.
> Inquérito destinado aos fornecedores disponível aqui
> Inquérito destinado aos utilizadores finais disponível aqui
As respostas serão carregadas para a plataforma segura do inquérito da UE, de forma agregada e anónima, à qual apenas a Comissão Europeia tem acesso. Será respeitada a confidencialidade da informação e dos dados obtidos através destes inquéritos.
Mais informação aqui.
A Comissão Europeia, em coordenação com os Estados-Membros, lançou uma consulta pública sobre a cadeia de valor dos semicondutores que consiste em dois inquéritos: um para os fornecedores e outro para os utilizadores finais de semicondutores.