Estudo demonstra eficácia dos Sistemas de Incentivos

Created: 26-10-2018
Updated: 26-10-2018
Estudo demonstra eficácia dos Sistemas de Incentivos

O estudo “Avaliação do Impacto dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento no Desempenho das Empresas”, incluído no plano de avaliação do Portugal 2020, incidiu sobre os impactos do QREN, comparando a evolução de grupos de empresas idênticas com e sem apoios, ao longo de cinco anos, usando para o efeito a informação estatística de mais de 200 mil empresas.

A título de exemplo, as empresas que beneficiaram de incentivos, dois anos após o ano de início do investimento apoiado, possuem em média mais 376 mil euros de Valor Acrescentado Bruto, vendem mais 838 mil euros, exportam mais 176 mil euros, investem mais 38 mil euros em I&D e possuem mais 8,2 postos de trabalho (dos quais 4,4 qualificados), quando comparadas com empresas que não acederam aos incentivos e que eram estatisticamente idênticas às apoiadas antes da realização dos investimentos.

Do ponto de vista da eficácia, o estudo conclui que 100 mil euros de incentivos originam, até ao segundo ano após o ano de início do investimento apoiado, um aumento de 141,5 mil euros na Formação Bruta em Capital Fixo, de 55,8 mil euros do Valor Acrescentado Bruto, de 294,1 mil euros de volume de negócios, de 117,6 mil euros de exportações, de 90,9 mil euros de resultados líquidos, de 5,7 mil euros de I&D e de 1,2 postos de trabalho.    

Foram também identificados alguns impactos positivos em dimensões como a qualidade do emprego a distribuição de rendimentos no seio das empresas, a igualdade de género e a ecoeficiência.

O estudo demonstra ainda que os impactos positivos são sustentáveis ao longo do tempo, sendo as diferenças entre as empresas apoiadas e não apoiadas evidentes ainda ao fim dos cinco anos do período em avaliação.


No âmbito dos sistemas de incentivo do QREN, o IAPMEI foi responsável pelo acompanhamento de 6 mil projetos, ou seja, 60% dos cerca de 10 mil projetos apoiados, representando a realização de mais de 3,3 mil milhões de euros de investimento mobilizando incentivos de 1,6 mil milhões de euros.


Os resultados do estudo serão publicados em breve no site do Portugal 2020.


 


Um estudo apresentado ontem revela a eficácia dos sistemas de incentivos QREN e o seu contributo para evoluções favoráveis das empresas apoiadas em domínios como investimento, qualificação de recursos humanos, inovação, internacionalização e competitividade empresarial.
Creation Date
26-10-2018
Last Updated
26-10-2018
← Back to Previous Page