
Trata-se da ‘Linha de Garantia BPF InvestEU PME e Small Mid Caps’, lançada recentemente ao abrigo de um acordo assinado entre o Banco Português de Fomento e a Comissão Europeia, que vai permitir canalizar mais 3,6 mil milhões de euros em financiamento para as empresas nacionais.
Acessível através dos principais bancos a operar em Portugal, a nova linha conta com uma dotação de 2,56 mil milhões de euros e divide-se em três sublinhas criadas para apoiar o investimento sustentável, com foco na energia limpa, mobilidade sustentável e eficiência energética, o investimento em desenvolvimento de novas tecnologias e digitalização, e ainda as necessidades operacionais e de fundo de maneio das empresas.
Investimento sustentável com maior dotação
Para apoiar as empresas na sua transição para modelos de negócio sustentáveis, nomeadamente através da redução da pegada carbónica e da adoção de princípios da economia circular, a linha disponibiliza 1,28 mil milhões de euros.
São elegíveis para efeitos de financiamento projetos que visem a produção ecológica e a implementação de estratégias de circularidade, a redução e controlo da poluição, gestão de resíduos, aumento da eficiência energética, energias renováveis, e mobilidade sustentável.
Em causa estão operações de crédito multissetorial de 1 a 15 anos, com garantia mútua de 75%, e um período de carência que pode ir até 36 meses.
O montante máximo de financiamento por empresa é de 8,25 milhões de euros.
Saiba mais sobre o novo quadro regulamentar associado à sustentabilidade no espaço de conhecimento do IAPMEI sobre o tema ‘ESG e Finanças Sustentáveis’.
As Pequenas e Médias Empresas e as empresas de pequena-média capitalização têm agora uma nova solução de crédito com garantia pública para financiar os seus investimentos em sustentabilidade.
Links
ESG e Finanças SustentáveisLinha de Garantia BPF InvestEU – PME e Small Mid Caps
Banco Português de Fomento